Dando sequência ao Projeto Inclusão com Arte, o Grupo Educacional UNIESP decidiu ser um dos incentivadores da Exposição “O Legado”, que apresenta obras e trabalhos de Leonardo da Vinci.

Considerado o maior gênio de toda a história da humanidade, o artista italiano foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural e também anatomista, engenheiro, arquiteto, matemático, filósofo, escultor e inventor – em síntese: um dos maiores gênios de toda a humanidade.

Nas cidades de Campinas/SP e, em seguida, Ribeirão Preto/SP e Campo Grande/MS, os visitantes puderam conferir 21 protótipos do artista da Renascença, todos construídos a partir de seus estudos e desenhos. Seis obras são inéditas e, diferentemente de outras mostras, a maior parte das peças foi construída em tamanho natural.

“O Legado” apresenta as seguintes peças: Carro Metralhadora, Balestra, Escavadeira de Trincheira, Catapulta, Inclinômetro, Mecanismo de Bater Asas Parafuso e Porca, Estudo da Asa, Máquina Voadora, Bate Estaca, Bicicleta, Câmbio, Caminhar Sobre a Água, Grua, Barco Canhão Giratório, Barco com Pás, Serra Hidráulica, Carro Cortador, Anemômetro, Máquina para Medir a Velocidade do Vento, Ponte Giratória e Técnica de Assalto.

São considerados inéditos os protótipos Carro Cortador, Balestra, Ponte Giratória, Inclinômetro, Bate-Estaca e Serra Hidráulica. As peças são acompanhadas de painéis com reproduções de obras do artista, a exemplo da "Última Ceia". Segundo o Instituto Vinciano Italiano, responsável pela curadoria da exposição, os protótipos têm um nível de excelência que não se encontra nem mesmo na Itália.

Com realização da MAISCOM, curadoria do Instituto Vinciano Italiano, e patrocínio da UNIESP e do Grupo BRASILINVEST a exposição, após encantar milhares de pessoas em Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP e Campo Grande/MS, chegará a outros municípios brasileiros durante o decorrer deste ano.

 
 
     
             
 
 
 
 
 
 
 
UNIESP - Todos os direitos reservados